14 agosto 2012

SEDENTÁRISMO


Pesquisa do ministério da saúde revela: 14% da população adulta brasileira, quase 18 milhões de pessoas, não pratica qualquer tipo de atividade física. 
Como mudar essa realidade? 



Fortes e rápidas mudanças ocorreram no século passado, devido a essas mudanças o estilo de vida da população também mudou drasticamente. Hoje especialistas consideram o sedentarismo como a doença do próximo milênio, a vida de uma pessoa sedentária não é apenas acumular calorias, mas acumula várias doenças, como por exemplo, a obesidade, o diabetes, a hipertensão, perda de flexibilidade articular entre outros males. Problemas que poderiam ser evitado através da prática regular de atividade física.
De acordo com a Organização Mundial de saúde – OMS, aproximadamente 3,2 milhões de mortes todo ano são atribuídas à atividade física insuficiente e o sedentarismo é o quarto maior fator de risco de mortalidade global.
Para Nahas (2006), poucas coisas na vida são mais importantes do que a saúde. E poucas coisas são tão essenciais para a saúde e o bem estar como a atividade física.
Hoje se você não souber conciliar trabalho, estudo e atividade física regular, encontrará vários problemas na sua vida, tanto pessoal quanto profissional afinal quem suporta uma pessoa que vive sempre cansado, que não tem uma boa produtividade, que vive se queixando de dores e doenças.


É possível mudar, basta você começar aos poucos e assim conseguirá melhorar o seu estilo de vida, não deixe para começar segunda-feira, “o bendita segunda-feira” de inicio hoje, agora procure uma academia, faça caminhada, ande de bicicleta, MEXA-SE! Não faça parte desta estatística e mais importante seja uma pessoa saudável e mais feliz.

Toda atividade física deve ter acompanhamento e orientação de um profissional de educação física habilitado no Cref.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceito e sugestões para um estilo de vida ativo. 4.ed. ver. e atual. Londrina: midiograf, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário