07 outubro 2010

Intervalos entre séries

A pausa tem um significado de muita importância na elaboração de um treinamento, exercendo forte influencia no desempenho do indivíduo. Quanto tempo devo esperar, para realizar outro exercício? Essa é uma pergunta difícil de responder, porque, os intervalos variam dependendo da intensidade dos exercícios. Treinamento como o bi-set, drop-set, exaustão, entre outros, exige um tempo maior de recuperação, quando utilizamos esse tipo de treino exige-se muito das fibras musculares e reservas energéticas, as mesmas necessitam de um tempo maior para que todo o processo regenerativo conclua-se e um novo esforço possa ser reiniciado. 

Em geral, se o objetivo é adaptação inicial ou resistência muscular, o intervalo ideal para as séries variam de 1’30’’ a 2’, sendo que o intervalo maiores permitirão restabelecimento completo da capacidade muscular de contração, o que se contrapõe ao objetivo do trabalho que é o desenvolvimento da resistência de trabalho do músculo (JUNIOR, 1998 apud Silva, 2006). 

Quando o objetivo for potência, força máxima e força rápida, os intervalos devem propiciar o restabelecimento completo das reservas energéticas, para melhor desenvolvimento destas capacidades; sendo assim, os intervalos destes trabalhos devem variar entre 3 a 5 minutos de duração. O uso de intervalos mais curtos, para este objetivo, gerará uma perda na qualidade do trabalho e um consequente desvio no objetivo do mesmo (JUNIOR, 1998; BOMPA, 2001 apud Silva, 2006). 

Mas se o objetivo for a hipertrofia, onde deve-se atingir o número máximo de fibras durante o trabalho, a fim de obter o máximo de desenvolvimento destas fibras, os intervalos são escalonados de forma atingir- se este objetivo. Para isto, os intervalos devem variar entre 1 a 3 minutos, pois desta forma a musculatura não terá o tempo adequado para o restabelecimento total de sua capacidade, e assim novas fibras serão recrutadas para a execução do esforço (JUNIOR,1998;BOMPA, 2001 apud Silva, 2006). 

Devemos sempre levar em consideração o tipo de treinamento realizado, cada treino deve ter um período de descanso apropriado ao seu objetivo, quanto maior a intensidade do exercício maior será o tempo de descanso. 

Toda atividade física deve ter acompanhamento e orientação de um profissional de educação física habilitado no cref. Esse artigo tem objetivo apenas informativo. 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 

1 - Silva, F. J. Proposição de intervalos mínimos entre séries no exercício resistido com cargas sub-máximas. Bauru 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário