26 setembro 2010

Sua qualidade de vida é satisfatória? Descubra.

Devido às rápidas mudanças sócio-demográficas e tecnológicas ocorridas no século passado, aconteceram várias mudanças no estilo de vida da população.

Apesar de melhorias relacionadas ao meio ambiente e erradicação de algumas doenças infecto-parasitarias, surgem os malefícios decorrentes do estilo de vida e avanços tecnológicos como uso do controle remoto, elevadores, violência, trânsito caótico, alimentação inadequada, falta de exercícios físicos, mais acesso a carros e motos, etc. Todos esses meios de poupar esforços nos leva a adquirir comportamento de risco à saúde. A relação da atividade física e da alimentação com a saúde é estudada há muitos anos, sendo que os resultados confirmam que a prática de atividade física regular e uma alimentação equilibrada, atuam diretamente na prevenção das doenças crônicas não transmissíveis¹. 
Uma vida cheia de afazeres como estudar, trabalhar entre outras tarefas do dia-a-dia, nos leva a ter pouco tempo para pensar na saúde. O processo de globalização trouxe mais informações, educação e acesso quase imediato a novas tecnologias. Por outro lado, este mesmo processo favoreceu o aumento dos níveis de estresse no ambiente de trabalho, em muitos casos impondo longas jornadas aos empregados². 
Mais como eu posso avaliar minha qualidade de vida? É difícil avaliar, para cada pessoa qualidade de vida tem um significado diferente, são múltiplos os fatores que determinam à qualidade de vida de cada indivíduo, entre elas estão à satisfação, bem-estar, relacionamento, comportamento preventivo, trabalho, tempo de vida, prazer, lazer, atividade física, alimentação, etc. Numa visão holística, pode-se considerar qualidade de vida como sendo a percepção de bem-estar resultante de um conjunto de parâmetros individuais e sócio-ambientais, modificáveis ou não, que caracterizam as condições em que vive o ser humano³. 

E você tem qualidade de vida satisfatória? Não sabe responder? Então clique aqui e descubra. 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

1. Marcondelli, P. Costa, T. H. M. Schmitz, B. A. S. Nível de atividade física e hábitos alimentares de universitários do 3º ao 5º semestres da área da saúde. Campinas, 2008. p.40. 

2. Gonçalves, A. Vilarta, R. Qualidade de Vida e Atividade Física: Explorando teoria e prática. Barueri, SP: Manole, 2004. 

3. Nahas, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceito e sugestões para um estilo de vida ativo. 4.ed. ver. e atual. Londrina: midiograf, 2006.

2 comentários:

  1. Cara hoje creio que quase ninguen tem ate porque o tempo e os tipos de trabalhos nao nos permite ter uma vida satisfatoria....
    abraço blog show parabens

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por esta sempre presente nos artigos.
    Hoje realmente fica muito difício ter qualidade de vida satisfatória, mais devemos nos esforçar para conseguir esse objetivo, temos que chegar a um equilibrio,entre trabalho, estudo, lazer, atividade física,alimentação, etc. Qualidade de vida é fundamental.

    ResponderExcluir