15 setembro 2010

Alongamento e seus benefícios

O alongamento tem efeitos benéficos na musculatura e articulação, desde que feito de uma maneira correta e não apenas superficialmente como são feitas pela maioria das pessoas.
O alongamento tem intensidades e níveis diferentes, essa pratica tem que ser feita antes e após as atividades, evitando lesões e melhorando a eficiências dos movimentos.
Cada movimento deve ser feito com calma, as posições devem ficar estáticas (parada) de 10 a 25 segundos dependendo da sua condição física, se iniciante 10 a 15 segundos, intermediário 15 a 20 segundos e avançado 20 a 25 segundos, a intensidade (amplitude) do movimento também deve ser gradual, em cada fase você deverá se manter por aproximadamente três a quatro semanas.
Segundo Nelson, Arnold, G. & Kokkonen, Jouko (2007) um programa regular de alongamento proporciona os seguintes benefícios: aumento da flexibilidade, resistência e força muscular, diminuição de dores e desconforto musculares, boa mobilidade muscular e articular, movimentos musculares mais eficientes e fluidos, aumento da capacidade de exercer força máxima por meio de uma maior amplitude de movimento, prevenção de alguns problemas lombares, melhor aparência física, imagem pessoal, alinhamento e postura corporal e melhor aquecimento e desaquecimento em uma sessão de exercícios.

Não tem idade e gênero, seja criança, adulto, idoso, homem ou mulher e mesmo aquelas pessoas com algum problema de saúde como artrite, artrose, escoliose,  entre outras, pode praticar desde que siga algumas restrições, enfim, se você procura melhorar sua qualidade de vida, sua performace atlética, siga um programa regular de alongamento e sinta os benefícios que essa atividade lhe proporciona.


 Toda atividade física deve ser orientado por um profissional de educação física habilitado no cref.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

NELSON A. G. & KOKKONEN J. Anatomia do alongamento: Guia ilustrado para aumentar a flexibilidade e a força muscular.1 ed. Barueri-SP, manole, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário